Mindfulness e o inconsciente de Freud e Jung

As práticas de Mindfulness, que visam treinar a atenção plena ao momento presente, estão se tornando cada vez mais conhecidas ao redor do mundo. Nos Grupos de 8 semanas (uma sessão semanal de duas horas durante dois meses), os participantes aprendem práticas formais – relacionadas à meditações breves – e práticas informais – treinar a atenção para fazer certas ações no cotidiano sem estar no “piloto automático”.

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Mindfulness e a percepção: “O que está errado agora?”

Conheça o monitor de discrepância, o modo ser e o modo fazer. 

Olá amigos!

Podemos definir Mindfulness como atenção plena ao momento presente, com uma atitude de aceitação, não julgamento, abertura e curiosidade ao que está acontecendo aqui e agora. Assim definimos Mindfulness como o estado psicólogo de atenção; como uma qualidade que algumas pessoas tem ou desenvolvem de ficar cada vez mais neste estado (traço); e também usamos a palavra para designar práticas que visam aumentar o estado – como práticas de Mindfulness.

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Mindfulness – Prática da Respiração

Nesta prática de Mindfulness (atenção plena), vamos treinar a nossa atenção tendo como foco a respiração. Lembrando que o objetivo não é manter a mente em branco ou não ter pensamentos, mas perceber que a nossa atenção se dispersou – quando dispersou – e voltar de novo e de novo para a observação da respiração, sem a necessidade de alterá-la.

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Fundamentos da atenção plena – Satipatthana Sutta

Olá amigos!

Em um outro texto aqui no site, nós já falamos sobre a relação do budismo com Mindfulness. E como o budismo foi e é um grande difusor da importância do estado de atenção plena, penso que é fundamental para quem se interessa por Mindfulness, saber de suas origens históricas.

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