Sem tempo para praticar Mindfulness? Tem 1 minuto?

Uma desculpa muito comum que ouvimos nos grupos de Mindfulness é de que falta tempo para realizar as práticas formais e o esquecimento de estar atento nas chamadas práticas informais. Como sabemos, é uma desculpa ou justificativa apenas.

Martin Boroson

Martin Boroson encontrou uma forma incrível de superar este problema. Psicoterapeuta, atuando também em organizações para a promoção de mudanças, ele teve um insight ao realizar uma prática de mindfulness de 30 minutos.

Durante a prática, ele começou a se questionar se tinha realmente colocado o timer, se sentia agitado e parecia que o tempo não passava. “Será que já tinha passado uma hora?” – ele ficou imaginando. Finalmente, decidiu olhar e viu que faltava 1 minuto. Por 29 minutos, entretanto, ele tinha se afastado da prática.

Embora um pouco decepcionado, ao ver que ainda tinha 1 minuto, decidiu continuar e fazer a prática, em 1 minuto.

E este foi seu insight! Por que não parar 1 minuto apenas e praticar?

Veja o vídeo abaixo que faz parte do projeto de Boroson chamado One-Moment Meditation, Um-Momento de Meditação, que foi traduzido como Meditação em 1 minuto.

Vídeo – Meditação em 1 minuto

O projeto One-Moment Meditation

Eu já tinha visto este vídeo ano passado, mas só ontem encontrei o aplicativo do projeto. Você pode saber mais sobre o One-Moment Meditation no site (em inglês) e baixar os aplicativos gratuitos ou comprar os livros:

One-Moment Meditation App – Android

One-Moment Meditation App – iOS

Livro – Um momento de meditação

Livros de Boroson em inglês (na Amazon)

A ideia central é: nem sempre teremos 30 minutos para praticar (será?). Mas se isto for real em um dia, nada impede de pararmos 1 minuto e praticarmos, certo? E, no final das contas, a atenção plena ao momento é ao momento. E quanto tempo dura um momento?

É uma pergunta a se pensar…

Se tivermos um momento de atenção plena nos momentos conturbados ou mais difíceis, em situações de conflito, de dor ou sofrimento, certamente teremos mais habilidade de lidar.

É claro que a desculpa de não ter tempo é tão somente uma desculpa. Mas ao propor 1 minuto, não há como cair nessa desculpa criada por nosso mente, esse obstáculo para praticar. Bem, pelo menos conseguiremos superar este obstáculo.

Um outro detalhe interessante da proposta é a reunião entre a prática formal e informal. Ora, o grande objetivo das práticas formais de Mindfulness é que a atenção plena seja trazida para o dia a dia e não fique apenas localizada na meditação. Nesse sentido, praticar durante 1 minuto é como aquela técnica popular de contar até 10, aonde estivermos.

Por fim, é importante salientar que as evidências científicas apontam resultados benéficos das práticas a partir de 20 minutos diários. Ou seja, a meditação em 1 minuto é excelente mas deve ser, na medida do possível, expandida ou talvez feita pelo menos 20 vezes ao dia.

Dúvidas, sugestões, por favor, escreva abaixo!

Publicado por

Felipe de Souza

Psicólogo (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Vídeos e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Orientação Profissional, de Relacionamentos ou a Supervisão Online com o Psicólogo Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programa de 8 Semanas de Mindfulness - Individual e Online